sábado, 26 de setembro de 2009

LEVANTADO DO CHÃO

Fui assistir mais uma vez "Levantado do chão" lá na Usina de Arte . O texto é uma adaptação pra teatro do livro de mesmo nome, de José Saramago. Um escritor portugues. E cara, que escritor!

Fico fascinada com o jeito que ele escreve. Até tô me sentindo humilhada aqui com esse meu textinho. Mas ahhhhhhhhhhh....tsk... também não tenho a pretensão de ser uma escritora. Apenas me divirto um pouquinho nesse meu bloguesito.

Mas voltando aqui à vaca fria, acho que estou retomando a viver uma época boa. Efervecente...boas ideias ...bons papos...coisas mentais fluindo demais. Minha energia de rato de metal está a mil por hora e saber de coisas do José Saramago está sendo um verdadeiro presente!

Levantado do chão quer dizer "reagir", se colocar diante da "luz" feito uma "semente".

Como mudanças não acontecem num estalar de dedos, o que se começa aqui cabe aos nossos netos e bisnetos dar continuidade. E devagar a história vai sendo moldada.

A estória do Saramago termina com a queda do regime fascista herdado de Salazar, com a Revolução dos Cravos e todos me pareceram muito felizes. Maria Adelaide é a possível resposta para o tempo das perguntas, porque assiste ao fim da ditadura e da geração dela para frente, tudo pode ser construído de maneira diferente, só depende dela.
Não sei no livro como é esse final mas de qualquer forma queria dar meu pitaco ai. Não há felicidade permanente. Acho que a história não termina nunca. Ou melhor, acho que quando a história terminar, será o fim de tudo.

Pode-se até colocar cravos nas pontas dos rifles mas uma hora, fatalmente novas opressões virão.

Égua, isso até me parece um deja vu!!!! Acho que conheço alguém na real que levantou uma ruma de operários do chão e agora que está no poder, exerce seu domínio e não deixa de atentar contra a democracia quase todos os dias.

Geração, meu caro. O tempo passa mas a guerra é permanente. Lutamos para mudar e, o que não conseguirmos mudar agora, certamente será conseguido depois. Por que no fundo no fundo somos todos sementes. Fadados a germinar.

O latifundio de ontem continua presente no governo do PT. A reforma agrária nunca saiu efetivamente do campo da discussão. Mas o MST taí. Forçando a barra, cobrando o que é de direito e aos trancos e barrancos vem conseguindo "quebrar alguns latifundios". Será que acabou? a história termina por aqui? lógico que não. Nada está perfeitamente bom e o movimento é vital. É a busca pelo bom, pelo melhor.

Então se pudesse, perguntaria ao Saramago o que ele pensa sobre a atual forma de dominação.
Na época do Levantado do chão a dominação era restrita aos países mas hoje ela é globalizada. Antes a igreja tinha o papel quase midiático de, através da fé cega, garantir a perpetuação de poder aos donos de terras. Atualmente, as mídias são tão multis que o comportamento do indivíduo ( se é que se pode chamar assim) é massificado, rotulado, classificado e o sujeito nem percebe de onde vem os fatores que o dominam.

Como levantar-se desse chão? Fico matutando sobre isso e acho que o voto nulo é uma boa opção. Voto zero hoje, voto zero amanhã, voto zero até sentir que meus "nãos" contribuíram para reformas de vergonha. Voto Não agora porque não me sinto representada.

Quando o Saramago colocou a luta de classes como fator necessário para que ocorram mudanças ele usou o inconformismo das novas gerações para gerar o movimento, de modo a estabelecer o caos, a não resignação.

O voto nulo é um instrumento assim. Provocar o caos numa eleição. Mostrar ao mundo (agora não é tudo globalizado?) as chagas da nação. Dizer: Aqui só tem ladrão, desonesto, mentiroso e safado. Por que eu tenho que votar neles? É preciso que novas regras sejam estabelecidas.

Se elas serão definitivas? é lógico que não. O movimento continua!

É tipo aquela estória dos 12 trabalhos de Hércules. Mata-se um dragão agora mas na sequência vem outro. De qualquer forma, a cruz também pode ser uma espada.

Gótico Pictures, Images and Photos

3 comentários:

  1. Um detalhe: é digno de nota saber a cor dos olhos de Maria adelaide. Azuis...........

    ResponderExcluir
  2. Há um pequeno documentário sobre as ilhas canárias invadidas pelo turismo predatório, lá uma família resiste e diz:
    "se lutamos podemos perder,
    se não lutamos estamos perdidos"

    A conquista da liberdade é a luta por ela, assim ainda será por tanto tempo, nesse documentário o Sarmago fala.

    www.canarias-semanal.com

    O problema da terra segue sendo o problema importante, ele é um fantasma para os que estão no "poder" e uma solução para os "condenados da terra"

    Não Votar, claro!

    ResponderExcluir
  3. "Todos os dias são iguais, mas nenhum se parece."

    OLá minha amiga, massa o que você escreveu. Todos os dias novas pessoas continuaram a levartar do chão para lutar por uma vida melhor a todos...
    espero que tenha gostado do espetáculo... esse final de semana é o ultimo final de semana em que estará em cartaz.


    Alex S. Pimentel
    Ator do Levantado do chão que faz o papel de antónio Mau-Tempo

    Fica com Deus.

    ResponderExcluir